sexta-feira, 7 de maio de 2010

Erros de uma vida


Há quem passe uma vida inteira sem ver nenhum erro, nem em si mesmo nem nos outros, essa pessoa talvez tenha uma imensa necessidade de lentes de aumento.Todos erram, ou melhor, todos erramos. Erros pequenos, grandes e médios. Tem para todos os gostos. Os que podem afetar várias pessoas, os que magoam, os que insultam.Diz um conhecido, " O ser humano é muito estranho", pois é, somos estranhos mesmo. Somos capazes das atitudes mais absurdas sem nem ao menos corarmos.Mas quando nosso vizinho comete um erro, somos capazes do mais duro juízo, da mais veemente critica. " Onde já se viu fazer o que fulano fez". Sem querer pré julgar, e já cometendo esse deslize, onde está nosso senso de oportunidade que nos impede de perceber que o mundo é falho.O que é um erro, senão um engano!Quando nos decepcionamos o engano não é do nosso pretenso algoz, mas nosso, fomos nós que confiamos, ele certamente deu indícios de que não estava preparado para tal responsabilidade.Lembro-me de tantos enganos que cometi, e hoje quer saber... dou risada de muitos deles.Mas sinceramente detesto todos eles, os enganos que cometi com amigos, com namoradqs, em empregos, na escola.Foi um engano e tanto repetir de ano por tres vezes no ginásio. Muito feio mesmo, mas fazer o que né, até acho que adolescentes podem se enganar mais vezes, afinal de conta quase nada sabem da vida, e ainda assim se consideram formados nessa disciplina.Enfim, tudo isso só para dizer que me achava preparadissímo para assumir novos compromissos, e agora vejo o quão adolescente estou. Olho no espelho, e me sinto primário. Esqueci de olhar no livrinho do meu passado, e ler lá o quanto andar olhando as nuvens pode me fazer tropeçar. Um imenso engano achar que já havia aprendido o suficiente.Por outro lado, estava lá em letras garrafais " PERSEVERAR...PERSEVERAR...PERSEVERAR...Por fim, talvez seja até bom se enganar, podemos reviver situações, aprendizados, e com isso chegar mais longe, crescer, desenvolver o espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário